Guarulhos perde 15 milhões de litros de água todo mês por furtos e outras irregularidades

Guarulhos perde 15 milhões de litros de água todo mês por furtos e outras irregularidades

Desde o início deste ano a Sabesp é responsável pelo fornecimento de água em Guarulhos. As obras de ampliação da rede, que tiraram 1 milhão de habitantes do rodízio de água, fizeram aumentar, como consequência, os vazamentos por toda a cidade, por conta da infraestrutura defasada que será substituída. No entanto, a consequência da ampliação trouxe luz a irregularidade pior: os furtos de água.

Segundo a companhia, de janeiro a julho deste ano foram feitas 2.287 vistorias para localizar irregularidades, sendo confirmadas 989. Considerando um consumo médio mensal por ligação de 15.000 litros de água, as perdas com essas irregularidades identificadas ficam em torno de 15 milhões de litros por mês.

Sem citar nomes, a Sabesp informou que os furtos ocorrem nos diversos segmentos, desde o residencial de baixa renda até em empresas de grande porte. Apesar das irregularidades estarem pulverizadas, o impacto é, principalmente, notado no segmento de médias empresas.

O GuarulhosWeb apurou que até grandes condomínios residenciais, na região do Bosque Maia, tiveram que se explicar na delegacia por supostos furtos de água.

Ainda de acordo com a Sabesp, a companhia conta com equipes especializadas para identificação, notificação e valoração das estimativas de perdas com irregularidades. E tem priorizado a atuação preventiva a partir da análise do perfil de consumo atual x potencial de consumo.

A empresa aponta, ainda, algumas ações preventivas, como canais para denúncias de irregularidades: Central de Atendimento – 195 (24 horas), Agência da Sabesp ou Disque Denúncia – 181. Além desse trabalho, a Companhia adota a caixa UMA (Unidade de Medição de Água) como padrão de ligação, reduzindo a incidência de irregularidades. Essa caixa restringe o acesso às instalações por pessoas não autorizadas. “A Sabesp segue à disposição pelos canais de atendimentos aos clientes: telefones 195 e 0800 011 9911 (ligações gratuitas), pela Agência Virtual no site www.sabesp.com.br ou pelo aplicativo da Sabesp para Android e iOS”, completa a nota da companhia.

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail