Laurentino Gomes lança obra sobre escravidão no Brasil em Guarulhos

Laurentino Gomes lança obra sobre escravidão no Brasil em Guarulhos

No domingo, 29 de setembro, das 15h às 18h, a Livraria da Vila realiza o lançamento do livro Escravidão – Volume 1 (Editora Globo Livros, 479 pp, R$49,90), do jornalista, escritor premiado pela Academia Brasileira de Letras, três vezes vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura, e autor dos best-sellers ‘1808’, ‘1822’ e ‘1889’, Laurentino Gomes. O evento será realizado na Livraria da Vila do Parque Shopping Maia, em Guarulhos, e contará com a presença do autor para um bate-papo com os leitores, seguido por sessão de autógrafos.

Com texto impactante e rigorosamente documentado, em Escravidão – Volume 1, Laurentino parte do primeiro leilão de escravos cativos, em 1444, e segue até a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. “Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente”, conta o escritor.

Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888 — quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba.

Resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes, o livro Escravidão – Volume 1 está à venda em todas as unidades da Livraria da Vila.

Para participar do bate-papo com o autor, é preciso comprar o livro e retirar senha de acesso para o evento, a partir das 14h do próprio dia 29/09, na Livraria da Vila do Parque Shopping Maia Guarulhos – as vagas são limitadas. O acesso a sessão de autógrafos será livre e por ordem de chegada. Para mais informações, acesse https://livrariadavila.com.br/event/escravidao-vol-1/

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail