Hospital Geral de Guarulhos inaugura Classe Hospitalar nesta quarta-feira

Hospital Geral de Guarulhos inaugura Classe Hospitalar nesta quarta-feira

O Hospital Geral de Guarulhos, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo administrada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, inaugura nesta quarta-feira, 16/10, a Classe Hospitalar, que vai oferecer atendimento pedagógico para pacientes de seis a 17 anos que estejam internados na unidade.

 As aulas vão acontecer de segunda à sexta, sendo três dias durante a tarde e dois dias pela manhã. Serão ministradas em uma sala na ala de Pediatria. 

O plano de aula montado pela professora, que foi designada pelo Estado, é individual para cada criança, de acordo com a idade e o período cursado na escola.

“É feito desta maneira porque alguns pacientes ficam no hospital por três ou quatro dias, por exemplo, enquanto outros permanecem internados por mais tempo”, explica a Diretora de Enfermagem da unidade, Andrea Mayumi. Desta maneira, independentemente do tempo de internação, as crianças podem participar das aulas e atividades.

 A Classe Hospitalar tem o objetivo de permitir que as crianças e adolescentes continuem estudando mesmo enquanto estiverem hospitalizadas. As atividades propostas pela professora podem ser individuais ou em grupos formados de acordo com a idade. 

A docente será acompanhada pela Diretoria de Ensino do Estado e já foi orientada sobre as normas, fluxos e rotinas do hospital. O material didático também será fornecido pelo Estado.

 Confira a programação do evento de inauguração:

 8h30 às 9h – Credenciamento 9h às 9h15 – Hino NacionalApresentação dos alunos da escola vinculadora 

9h15 às 9h45 – Mesa de AberturaProf. Dr. Nacime Salomão Mansur – Superintendente da SPDM AfiliadasProfª. Vera Lúcia de Jesus Curriel – Dirigente Diretoria Regional de Ensino Guarulhos NorteDr. Aurélio Nomura – Vereador do Município de São Paulo (Autor – Lei nº 15.886/13 Classe Hospitalar)Profª. Dr. Léa Chuster AlbertoniDr. Afonso Cesar C. Guedes Machado – Diretor Técnico do Hospital Geral de Guarulhos Autoridades Políticas e Administrativas

 9h45 às 10h10 – Eixo EducaçãoTrajetória de implementação de Classe Hospitalar: a função de cada instânciaMarisa Regina de Camargo Semensin e Meire Martins Mocci – Supervisoras de EnsinoSilvia Beatriz Mori Fernandes – Diretora da escola vinculadora E.E. Vereador Elísio de Oliveira NevesProfª Andreia Gomes de Souza Martin – Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico – PCNPProfª Adriana Ferreira de Azevedo – Especializada em Pedagogia Hospitalar e Especialista em Inglês 

10h10 às 10h45 – Eixo Saúde

O aluno em contínuo aprendizado durante o tratamento de saúdeAndrea Mayumi Loureiro Hayashi – Diretora de Enfermagem do HGGMarissa Jardim Araújo – Enferimeira Sênior PediatriaMarcely Balducci Félix Gonçalves  – Médica Pediátrica 10h45 às 11h20 – Coffee 11h20 às 11h50 – Conferência “Pedagogia Hospitalar em Diferentes Contextos: da escola regular ao hospital”Profª Dra. Léa Chuster Albertoni 12h –

Abertura oficial

Classe Hospitalar do Hospital Geral de Guarulhos

Local: Pediatria do HGG

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail