Primeira do Brasil, planta da Indústria 4.0 chega ao Eniac para capacitar estudantes e empresas

Primeira do Brasil, planta da Indústria 4.0 chega ao Eniac para capacitar estudantes e empresas

A evolução tecnológica das empresas, a capacitação de estudantes e a abertura de novos postos de emprego caminham juntos. Esta é a proposta da planta da Indústria 4.0, inaugurada nesta terça-feira, 26/11, no Centro Universitário Eniac, em parceria com o Centro de Inovação Tecnológica Innovation/Eniac de Guarulhos (CITIG). 

Com o investimento de R$ 2 milhões, o equipamento utilizado por escolas alemãs com o objetivo de difundir na prática os conceitos da Indústria 4.0, como realidade aumentada, computação em nuvem, sistemas integrados, internet das coisas e segurança cibernética, entre outros, está disponível para a população, empresas e alunos do centro universitário.  “A Indústria 4.0 e a tecnologia vieram para ficar e quem for esperto tem que se alinhar e trabalhar com isso”, explicou o mantenedor do Eniac, Ruy Guérios.

O projeto realizado pela instituição e o CITIG – de aliar a capacitação teórica e prática, em parceria com empresas – conta atualmente com mil alunos, que são educados a partir da demanda de cada empresa. 

 Qualificação da mão de obra

Quando se fala em novas tecnologias, muitas vezes se levanta discussões sobre substituição da mão de obra, às vezes ligando isso à perda de postos de trabalho. Para Guérios, a implantação da tecnologia traz ganhos para empregadores e empregados.

“Para cada funcionário capacitado entendemos que recapacitamos três funcionários que têm risco de perder o emprego. Entra uma tecnologia que vai diminuir o emprego, então aqueles empregados afetados começam a ser recapacitados nesta nova tecnologia”, explicou. Neste processo, o empregador investe na capacitação do funcionário, com cursos técnicos e graduação, oferecidos pelo Eniac.

E este aluno aplica na prática as novas tecnologias.  Além disso, há a possibilidade de o empresário realizar um diagnóstico da empresa, para avaliar todo o processo e entender o caminho para se tornar uma Indústria 4.0. O diagnóstico é gratuito, basta comparecer a unidade de ensino. 

 Empregos do futuro

Empresas e trabalhadores já podem participar da parceria que utiliza o Sistema Dual – ligando empresas que precisam de funcionários capacitados à pessoas que buscam uma vaga e estão dispostas a passar pela capacitação oferecida. Neste sistema a empresa arca com o curso.  Atualmente é possível se cadastrar na agência “Emprego do Futuro”, que conecta vagas e empresas, além da capacitação necessária para cada vaga. Basta comparecer no Eniac e fazer a inscrição. 

 Serviço

Centro Universitário Eniac Rua Força Pública, 89 – Centro – Guarulhos

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail