Guarulhos registra morte de um morador da cidade em decorrência da dengue

Guarulhos registra morte de um morador da cidade em decorrência da dengue

A Secretaria de Saúde de Guarulhos confirmou uma morte causada por dengue na cidade. Até esta quinta-feira, 17/10, o município registrou 6.338 casos da doença. A dengue é transmitida pela picada do mosquito aedes aegypti.

A pasta afirmou, ainda, que 5 casos de chikungunya também foram confirmados. Com relação às outras doenças causadas pela picada do mosquito aedes aegypti, a Secretaria esclareceu que não há registros.

Prevenção
O Ministério da Saúde esclarece que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Além disto, outras formas são o uso de roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcione alguma proteção às picadas, repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo e mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

A Secretaria de Saúde de Guarulhos informou que realiza diversas ações, de intervenção em alguns bairros com orientações sobre a proliferação do mosquito, além do trabalho rotineiro de visitas casa a casa, de orientação à população e de nebulização nos casos que atendem aos critérios epidemiológicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Tags:
Fazer um comentário
Comentário
Nome
E-mail